Os 150 anos da Batalha Naval do Riachuelo, Data Magna da Marinha do Brasil, celebrada em 11 de junho, foram comemorados pelas Organizações Militares (OM) situadas à Fortaleza de São José (FSJ) da Ilha das Cobras, na manhã desta quarta-feira, 10.
A cerimônia foi presidida pelo Comandante-Geral do Corpo de Fuzileiros Navais, Almirante-de-Esquadra (FN) Fernando Antonio de Siqueira Ribeiro, e contou com a presença do Comandante do Pessoal de Fuzileiros Navais, Vice-Almirante (FN) Washington Gomes da Luz Filho, do Comandante do Material de Fuzileiros Navais, Contra-Almirante (FN) Paulo Martino Zuccaro, e de Oficiais e Praças das OM situadas à FSJ.
O evento marcou a entrega de Medalhas Militares a 15 Oficiais e Praças, em serviço ativo, que completaram decênios de bons serviços prestados à Marinha do Brasil. Durante a cerimônia, 61 Praças das Organizações Militares pertencentes à FSJ foram promovidos e tiveram suas platinas e divisas trocadas, na presença de seus familiares e convidados. A cerimônia foi encerrada com a apresentação da Banda Marcial do Corpo de Fuzileiros Navais.
Batalha Naval do Riachuelo
A Batalha Naval do Riachuelo é considerada, pelos historiadores, como uma batalha decisiva da Guerra da Tríplice Aliança contra o Paraguai (1864-1870), o maior conflito militar na América do Sul, somente superado em vítimas no Novo Mundo pela Guerra Civil Americana (1861-1865).
Fotos:1º SG FN CN Alan