No último dia 21 de fevereiro, a 1ª Divisão do Exército, localizada na guarnição da Vila Militar, Rio de Janeiro, realizou uma cerimonia militar alusiva aos 69 anos da conquista do Monte Castelo pelas tropas expedicionárias brasileiras. Herdeira das tradições da 1° Divisão de Infantaria Expedicionária, a 1ª DE, maior divisão da América Latina, é uma eficiente mantenedora das histórias, glórias e tradições dos heróis brasileiros que lutaram na Itália.
O dia de celebrações começou com a inauguração do Mirante Major Apollo no alto do Monte Alegre, maior elevação do Centro de Instrução do Gericinó. O local foi palco do lançamento do livro “Major Apollo, o herói esquecido” de autoria de Luiz Mergulhão. Terminada a cerimônia, foi realizada uma grande formatura alusiva à tomada de Monte Castelo no grande pátio do Sampaio, justamente o Regimento responsável por tal conquista dos brasileiros.
Após a formatura, o Comandante Militar do Leste, Gen Ex Francisco Carlos Modesto, e o Comandante da 1ª Divisão do Exército, Gen Div José Alberto da Costa Abreu, inauguraram a placa que “rebatiza” o prédio da 1ª DE de “Palácio Marechal Mascarenhas de Moraes”, eternizando o nome desse grande Chefe Militar, responsável por tantas glórias nos campos de batalha da Europa.