Em 21 de fevereiro de 1945, cinco jovens viviam momentos históricos na Europa em chamas, que recordariam exatos 70 anos depois, ao se encontrarem na homenagem prestada pelo Exército Brasileiro aos Heróis de Monte Castello.
Hoje, 21 de fevereiro de 2015, eles estavam juntos novamente, os Soldados que partiram em rumo desconhecido para enfrentar o perigo da guerra, cada um deles deu a sua contribuição. Hoje personificaram os 25 mil pracinhas brasileiros que lutaram para que tivesse fim a ideologia equivocada que custou 50 milhões à Humanidade.
No Monumento Nacional aos Mortos da Segunda Guerra Mundial, no Parque do Flamengo – RIO, eles assistiram perfilados ao desfile das tropas representativas das unidades que entraram em ação, vencendo a encosta gelada da montanha sob o fogo inimigo.
A cerimonia foi presidida pelo General Montezzano, Chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército, presentes o General Modesto, Comandante Militar do Leste, General Ramos, Comandante da Vila Militar, General Rosendo, Presidente da Casa da FEB Vet Ten Dr Rosenthal, Presidente do Conselho da Casa da FEB, CMG Guilherme, Cmt GptFNRJ e demais autoridades.
Texto e Fotos – Assessoria de Com Social – Casa da FEB – RIO – Israel Blajberg