Entre os dias 19 de setembro e 14 de outubro, o 1º Regimento de Carros de Combate (1º RCC) realizou o Estágio de Adaptação a motorista da Viatura Blindada de Combate (VBC) Leopard 1 A5 BR e da Viatura Blindada de Combate Antiaérea (VBC AAe) Gepard 1A2 para onze cabos, sendo seis do 1º RCC, três do 6º Regimento de Cavalaria Blindado 6º (RCB) e três da 6ª Bateria de Artilharia Antiaérea Autopropulsada (6ª Bia AAAe AP).
O estágio abordou desde instruções elementares, como Normas de Segurança e manutenção de 1º escalão, até a execução da conduta auto, oportunidade em que o motorista conduz a viatura através do campo, transpondo diversos obstáculos no terreno.
A viatura utilizada nessa atividade é a Viatura Blindada Escola (VBE). A principal diferença entre o Leopard 1 A5 BR e a VBE está na sua torre, onde há um compartimento com equipamentos para instrução de condução do blindado e assentos para um instrutor e dois instruendos.
A avaliação dos militares se deu por meio de provas teóricas e práticas, que exigiram uma pronta resposta do futuro motorista da VBC Leopard 1 A5 BR e da VBC AAe Gepard 1A2.
Uma vez habilitado, o cabo motorista estará apto a operar essas Viaturas em sua plenitude, podendo participar de deslocamentos, giros técnicos e, principalmente, exercícios no terreno.