News

Em celebração do dia do Soldado em Brasília, empresários gaúchos são agraciados com a Medalha Exército Brasileiro

Forças Armadas e sociedade civil transportam 3,6 mil toneladas de donativos ao Rio Grande do Sul na maior campanha humanitária já registrada no país

Embraer e FAB colaboram com logística e doações para o Rio Grande do Sul

P-3AM Orion faz primeiro voo com novas asas

ABIMDE coordenou empresas brasileiras na Defence Service Asia 2024

KC-390 Millennium transporta Hospital de Campanha da FAB para Canoas

Hospital de Campanha da Marinha inicia atendimentos no RS nesta quinta-feira (9)

Thursday, 21 de November de 2024
Home » Exército » 4ª Região Militar celebra o aniversário da veterana Carlota Mello

4ª Região Militar celebra o aniversário da veterana Carlota Mello

Exército

O dia 12 de outubro foi marcado pela comemoração do aniversário de 105 anos da Tenente Carlota Mello, última mineira viva que serviu na Força Expedicionária Brasileira (FEB). Acompanhada de amigos, da família e de militares da Guarnição de Belo Horizonte, Carlota foi homenageada por integrantes da banda de música da 4ª Região Militar com a “Canção do Expedicionário” e emocionou todos os presentes ao relembrar suas experiências em solo italiano, onde permaneceu por 11 meses durante a Segunda Guerra Mundial.

A aparência frágil e doce disfarça a guerreira que trabalhou incansavelmente e salvou diversas vidas durante o maior conflito da história. Hoje, aos 105 anos de idade, a Tenente Carlota Mello é uma relíquia nacional constantemente reconhecida por sua história, experiência de vida e bravura. A mais recente homenagem foi realizada em maio deste ano, no Colégio Militar de Brasília, onde teve sua presença destacada e foi agraciada com a medalha ‘Ordem do Mérito Tenente Enfermeira Virgínia Leite’ em sua mais alta e importante designação, o Grão Colar.

Natural de Salinas, Minas Gerais, a enfermeira Carlota Mello formou-se pela Escola da Cruz Vermelha e se inscreveu no curso de Enfermagem de Emergência do Exército. Após a conclusão do curso, foi convocada para atuar na Segunda Guerra Mundial pela FEB.

Fonte | Fotos: 4ª RM