A origem do tradicional “Dois Meia” remonta de 26 de dezembro de 1945, quando foi criada a Companhia Escola de Infantaria, da Escola de Pára-quedista, com seu aquartelamento no 1º GAAAe, passando em 21 de janeiro de 1951 a denominar-se Batalhão de Infantaria Aeroterrestre. Em 23 de Outubro de 1956 passa a denominar-se “Batalhão Santos Dumont”, como justa homenagem do Exército ao “Pai da Aviação”, e aos componentes da Força Aérea Brasileira. Mudou-se em 1957 para seu atual aquartelamento, junto ao Arroio dos Afonsos. O “Dois Meia” assim chamado carinhosamente por quem um dia teve o prazer e a honra de fazer parte desta OM que ao longo dos tempos firmou-se como uma unidade de elite do Exército de “Caxias” e de nossas Forças Armadas.
O tradicional Batalhão Pára-quedista tem em seu histórico a participação em grandes missões registradas na historiografia militar brasileira recente: Jacareacanga-62, Aragarças-62, Cachimbo-62, Goiânia-62, Marabá-62, Maceió (AL)-97, Fortaleza, São Domingos-64, Brasília(DF)-85 e 96, na greve dos caminhoneiros no eixo RJ-SP-86, Eco-92 (RJ), Operação Rio-94, Missão Angola/Moçambique-94, nas Forças de Pacificação “Arcanjo’ e “São Francisco” no RJ, diversas Operações com a Força Aérea Brasileira, Bumerangue-98/99 e Operações na zona do canal do Panamá/América Central, com o Exército Americano em 1960.
Para comemorar os 59 anos de sua designação histórica, o comandante da unidade, Cel Inf Fructuoso, reuniu em uma cerimônia no Campo de Parada Coronel Menna Barreto, vários ex-comandantes e veteranos (praças e oficiais) que um dia cerraram fileiras no “Dois Meia”, a solenidade foi presidida pelo Srº Gen de Div Ramos, Comandante da 1ª DE (Divisão Mascarenhas de Moraes), e contou com a presença de autoridades civis e militares, como o Gen Bda Abrahão, Comandante da Brigada de Infantaria Paraquedista e ex-integrante do 26º BI Pqdt; o Gen de Bda (R/1) Acrísio Figueira, 15º Comandante do 26° e antigo comandante da Brigada; o Cel Art Vasconcellos, Comandante do Centro de Instrução Paraquedista General Penha Brasil; e o Cel Av Pinto Sampaio, chefe do Estado-Maior da V FAe. Participaram também Comandantes de Organizações Militares Pára-quedistas e da guarnição da Vila Militar, integrantes do Estado-Maior da Brigada de Infantaria Pára-quedista e de paraquedistas de todos os tempos.