No dia 27 de setembro, as aeronaves da Aviação do Exército iniciaram o deslocamento para atuar na Garantia da Votação e Apuração das Eleições 2022. Serão onze aeronaves dos modelos Pantera, Fennec AvEx, Jaguar e Cougar, partindo dos 1º e 2º Batalhões de Aviação do Exército (BAvEx), em Taubaté; quatro aeronaves saindo do 3º BAvEx, em Campo Grande (MS), outros quatro helicópteros do 4º BAvEx, em Manaus (AM), e duas aeronaves do Destacamento da Aviação do Exército em Belém (PA). As aeronaves estarão baseadas em Belém, Rio de Janeiro (RJ), Palmas (TO), Recife (PE) e Fortaleza (CE), auxiliando as diversas cidades próximas a essas regiões. Outras cinco aeronaves reservas estarão de prontidão para a missão.
A partir do dia 29 de setembro, toda a frota e tripulação estará pronta e em condições de cumprir as missões relacionadas à logística das votações, entre elas, empregar o Sistema Olho da Águia e o transporte de urnas.
Garantia da Votação e Apuração
A Portaria GM-MD Nº 4.812, de 12 de setembro de 2022, publicada no Boletim do Exército no dia 16 de setembro, aprovou a Diretriz Ministerial para orientar o emprego das Forças Armadas na garantia da votação e apuração do pleito eleitoral de 2022, nos municípios e localidades solicitados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).