News

Em celebração do dia do Soldado em Brasília, empresários gaúchos são agraciados com a Medalha Exército Brasileiro

Forças Armadas e sociedade civil transportam 3,6 mil toneladas de donativos ao Rio Grande do Sul na maior campanha humanitária já registrada no país

Embraer e FAB colaboram com logística e doações para o Rio Grande do Sul

P-3AM Orion faz primeiro voo com novas asas

ABIMDE coordenou empresas brasileiras na Defence Service Asia 2024

KC-390 Millennium transporta Hospital de Campanha da FAB para Canoas

Hospital de Campanha da Marinha inicia atendimentos no RS nesta quinta-feira (9)

Friday, 22 de November de 2024
Home » Exército » Centro de Operações do Exército coordena segurança do evento

Centro de Operações do Exército coordena segurança do evento

Exército
Por

21_MHG_RIO_2103_operacoes

A Sala do Centro de Operações do Exército concentrou todo o monitoramento da cerimônia, que contou com mais de 4 mil agentes das Forças Armadas, das polícias Federal, Civil e Militar, Corpo de Bombeiros e Departamento de Trânsito do DF. O esquema de segurança da cerimônia de posse presidencial é coordenado pelo Centro de Operações do Exército Brasileiro, que funciona no Setor Militar Urbano de Brasília, a cerca de 12 quilômetros da Esplanada.

Segundo o chefe do Estado-Maior do Comando Militar do Planalto, coronel Carlos Henrique Guedes, a ação começou a ser planejada há três meses e a sala passou a operar no dia 27 de dezembro. “O nosso objetivo é dar toda a segurança para a posse. As câmeras instaladas nos ministérios e as que estão nas motos e helicópteros seguem todo o comboio presidencial. Qualquer distúrbio percebido é logo relatado para as equipes que estão na Esplanada dos Ministérios e que saberão agir de acordo com o caso”, disse Guedes

seg

A sala concentra o monitoramento da segurança de toda a cerimônia, que conta com mais de 4 mil agentes das Forças Armadas, das polícias Federal, Civil e Militar, do Corpo de Bombeiros e do Departamento de Trânsito do Distrito Federal. O centro de controle recebe imagens de 64 câmeras de vigilância, espalhadas pela Esplanada dos Ministérios, no alto dos prédios e em pontos considerados estratégicos pelos militares.

“Tudo foi pensado estrategicamente para dar segurança à presidenta e à população que assiste à posse. Nada que ocorrer na Esplanada dos Ministérios escapa das câmeras, dos militares que estão lá e dos agentes à paisana”, afirmou Guedes. A Esplanada dos Ministérios, em Brasília, está fechada para o trânsito desde ontem (31) devido ao evento. Nesta quinta-feira (1º), a circulação de carros está vetada nas duas avenidas principais que concentram os prédios do governo.

seguranca

Fonte: Agência Brasil

Fonte | Fotos: operacional