Emoção e gratidão foram as marcas da solenidade em comemoração ao cinquentenário das operações aéreas de segurança pública no estado do Rio de Janeiro, realizada aos pés do Cristo Redentor, pela Associação dos Ex-Combatentes do Brasil (AECB), no último dia 20 de outubro. O evento, que foi iniciado com uma passagem da Esquadrilha da Fumaça, teve seu ponto máximo na homenagem realizada por parentes de policiais que morreram em serviço durante operações aéreas no estado. Acompanhados da Ten Cel Andréa Firmo, esposas, filhos e pais depositaram flores aos pés do Cristo enquanto um helicóptero Bell, Huey II do Serviço Aeropolicial (CORE/SAER) da Polícia Civil do Rio de Janeiro, jogava pétalas sobre o público presente. Alunos do Colégio Militar do Rio de Janeiro e do Colégio Brigadeiro Newton Braga da Força Aérea Brasileira, conduziram dois capacetes durante a solenidade, representando os soldados brasileiros tombados durante a campanha da FEB na Segunda Guerra Mundial e os servidores da aviação policial que padeceram em serviço.
Após a homenagem, militares e servidores da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro, do Grupamento Aeromóvel (GAM) da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro e do Corpo de Bombeiros Militares do Estado do Rio de Janeiro, foram condecorados pelo Sr. Sylvio Ernesto Cocchiarella Filho, presidente da Associação dos Ex-Combatentes do Brasil, pelo Sr. Alfredo Duarte Santos, vice-presidente da Associação, e pelo Cel BM André Melo, membro do Estado-Maior do Corpo de Bombeiros, com a medalha “Heróis Alados do Brasil”.
A realização da solenidade no Santuário do Cristo Redentor permitiu um movimento que estendeu a solenidade ao público brasileiro e estrangeiro que, enquanto visitavam uma das sete maravilhas do mundo moderno, puderam se emocionar e render homenagens aos que tombaram em defesa da sociedade fluminense. Ao final da solenidade todos os presentes puderam assistir a uma apresentação da Banda de Gaitas Brazilian Piper’s, fundada em 1999 pelo maestro J. Paulo.