O Contra-Almirante Nélio Almeida, Comandante do Comando do Desenvolvimento Doutrinário do Corpo de Fuzileiros Navais(CDDCFN), visitou em 26 de agosto o Centro General Walter Pires, com a finalidade de conhecer as iniciativas do Estabelecimento de Ensino voltadas para a avaliação e para o adestramento e, principalmente, o uso da simulação em apoio à instrução.
O início da atividade foi precedido por uma conversa entre o Comandante da 6ª Brigada de Infantaria Blindada – Brigada Niederauer, General-de-Brigada Fábio Bevenutti Castro, e o C Alte Nélio sobre os desafios da Tropa Blindada e das oportunidades de parceria entre o Exército Brasileiro e a Marinha do Brasil, em particular, entre o Corpo de Fuzileiros Navais (CFN) e o CI Bld.
Em seguida, foi realizada uma apresentação do Centro pelo Comandante, o Tenente-Coronel Alex Alexandre de Mesquita, destacando como o CI Bld se insere na avaliação e na certificação no âmbito do Comando Militar do Sul e da Força Terrestre.
Ficou bem claro que na atualidade só existe uma organização militar que detém a competência e a capacidade de realizar a avaliação do adestramento de tropas, que o Centro de Avaliação do Adestramento (CAAdEx), situado no Rio de Janeiro e que o CI Bld, tem por missão cooperar com o CAAdEx na avaliação de tropas blindadas e mecanizadas. Futuramente, serão criados Centros de Adestramento e Avaliação, com esta finalidade.
Em seguida, o C Alte Nélio conheceu o Parque de Simulação, travou contato com os pesquisadores da Universidade Federal de Santa Maria que estão modernizando o Dispositivo de Simulação e Engajamento Tático (DSET), para o carro de combate Leopard 1A5 BR, e foi apresentado à VBTP Guarani.
Cumpre destacar que a parceria entre o CI Bld e o CFN existe desde a sede no Rio de Janeiro, sendo que em 2003 foi a primeira vez em que militares Fuzileiros Navais realizaram cursos no Centro General Walter Pires. Desde então, outros militares participaram de atividades de ensino, encontros temáticos e cooperações de instrução.