No período de 23 a 29 de agosto, a Cooperação Militar Brasileira no Paraguai (CMBP) participou do Exercício no Terreno de Operações Ofensivas, desenvolvido pela Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais do Exército Paraguaio (EPOE), denominado Operação Quiindy.
A abertura da atividade ocorreu na sede da mencionada escola, e foi presidida pelo General de Divisão Oscar Alfredo Cuenca Rotela, Comandante do Comando dos Institutos Militares de Ensino do Exército Paraguaio (órgão equivalente ao DECEx), e dos comandantes de estabelecimentos de ensino militar dessa nação amiga.
Posteriormente, os instrutores e alunos deslocaram-se para a localidade de Paraguari, sede do Comando de Artilharia do Exército (COMARTE) daquele país, onde ficaram alojados e foram ultimados os planejamentos na carta. Nos dias 26 e 27 de agosto, ocorreram as discussões nos postos de observação, localizados na Região de Quiindy.
Após isso, os alunos puderam ratificar ou retificar os seus planejamentos. Por fim, em 29 de agosto, houve o encerramento da atividade, na já mencionada sede do Comando de Artilharia, com a presença do General de Brigada Carlos Miguel Riveros Talavera, Comandante do COMARTE, e do Coronel Celso Jose Montes, Adido de Defesa e do Exército Brasileiro no Paraguai e Chefe da CMBP.
A Cooperação Militar Brasileira no Paraguai auxiliou nos trabalhos de planejamento, organização e execução do exercício, cabendo ressaltar as intervenções dos assessores por ocasião das discussões nos postos de observação. O atual comandante da EPOE é o Coronel Luis Maria Ramirez Rios.