No dia 20 de fevereiro, o Departamento de Engenharia e Construção (DEC) lançou a coletânea “A Engenharia do Exército na Construção do Desenvolvimento Nacional”. A publicação retrata, em dois volumes, a trajetória da Engenharia Militar do Brasil e descreve peculiaridades sobre a execução das principais obras e serviços de engenharia rodoviária, ferroviária, hidroviária e portuária já realizadas pelo Exército Brasileiro de Norte a Sul do País.
O conteúdo é rico em mapas, fotos, relatos e entrevistas, todo o projeto do livro foi uma proposta da Diretoria de Obras de Cooperação, que coordenou as pesquisas, a equipe de escritores e ainda contou com a colaboração dos comandantes das organizações militares de Engenharia no resgate de informações e imagens.
Para o General de Exército Joaquim Maia Brandão Júnior, chefe do DEC, a coletânea, além de consistir em uma importante fonte de pesquisa para diversas áreas do conhecimento, é também uma oportunidade de homenagear e agradecer aos engenheiros militares que fizeram e fazem parte da história da Engenharia do Exército Brasileiro.