Neste 27 de outubro, o Departamento-Geral do Pessoal (DGP) celebra seu aniversário. Um histórico de 162 anos desenvolvendo ações que visam a manutenção e o fortalecimento da operacionalidade da Força, com foco naquilo que o exército tem de mais importante: o recurso humano. A gestão e administração de pessoal vem sendo o pilar do DGP neste mais de um século e meio de existência, além cuidar e prestar o devido auxílio à Família Verde-Oliva, constituída por militares da ativa, veteranos, servidores civis, pensionistas e dependentes, por meio de seus órgãos subordinados.
Sua história iniciou em 1860, com a criação, em 27 de outubro, da Diretoria-Geral do Pessoal, também chamada Repartição do Ajudante-General, vinculada à Secretaria de Estado dos Negócios da Guerra, embrião do que hoje é o Departamento-Geral do Pessoal (DPG), do Exército Brasileiro. A designação histórica (Departamento Barão de Suruhy) se dá em homenagem e reconhecimento ao Tenente-General Manoel da Fonseca Lima e Silva (tio de Luís Alves de Lima e Silva – Duque de Caxias), o Barão de Suruhy, primeiro Diretor Geral do Pessoal, por tudo que fez e construiu para o Exército.
A missão do DGP é executar as atividades de administração de pessoal, que lhe são atribuídas, bem como realizar o planejamento, a orientação, a coordenação e o controle das atividades relacionadas com assistência social, assistência à saúde, assistência religiosa, promoções, cadastro e avaliação, direitos, deveres e incentivos, inativos e pensionistas, movimentação, pessoal civil e serviço militar.