No dia 18 de março, o Excelentíssimo Senhor General-de-Brigada Mauro Sinott Lopes, Comandante da 6ª Brigada de Infantaria Blindada, despediu-se dos integrantes do Centro General Walter Pires, em virtude da sua designação como futuro Comandante de Operações Especiais. O Gen Sinott esteve à frente do CI Bld de 20 de janeiro de 2006 a 16 de janeiro de 2009, sendo o segundo Comandante após a mudança de sede do Rio de Janeiro para Santa Maria.
Nesse período, o Centro iniciou os estágios táticos para a Cavalaria Mecanizada, assessorou os escalões superiores sobre a modernização da frota Leopard e consequente aquisição do Leopard 1 A5 BR e demais viaturas da família, iniciou o planejamento para a implantação do atual parque de simuladores e recebeu os primeiros alunos de Nações Amigas.
Na oportunidade da despedida, foi inaugurada uma placa alusiva à comemoração dos dez anos de mudança do Centro para Santa Maria. Em 2004, o efetivo da OM que iniciou as atividades perfazia um total de 17 militares. Já em 2004, ultrapassava a casa dos 200, atestando a importância que o Exército Brasileiro atribui à capacitação dos recursos humanos que trabalham com o nobre meio blindado.
Ao fazer uso da palavra, o General Sinott relembrou momentos marcantes daquele período, destacou o novo momento do Centro General Walter Pires e concitou todos a não se contentarem com o já conquistado e continuar a ser Boinas Pretas Superando Desafios, como diz a letra da nossa canção.
FONTE : Centro De Instrução de Blindados