No último dia 05 de novembro, o 21º Grupo de Artilharia de Campanha, unidade histórica aquartelada no Forte Barão do Rio Branco em Niterói, celebrou o dia dos Oficiais da Reserva e o dia do Material Bélico. A solenidade presidida pelo Cel. Luciano Batista de Lima contou com a presença de integrantes do CNOR – Conselho Nacional de Oficiais R/2, da AORE/RJ – Associação dos Oficiais da Reserva do Exército no Rio de Janeiro e da AORE/BA – Associação dos Oficiais da Reserva do Exército na Bahia.
Tendo como testemunhas as históricas muralhas do século XVIII que adornam o 21° GAC, o comandante da unidade homenageou os oficiais da reserva com um emocionado discurso que findou com um verso do poeta João Batista Melo :
“Essa história tão bonita,
feita em minha poesia,
é uma pura verdade,
assim falo todos dia,
expresso na minha rima:
sem nosso Correia Lima
C.P.O.R não havia…”
Após a formatura, o Ten. Sergio Monteiro, presidente do CNOR realizou uma palestra sobre a efetiva e importante participação dos oficiais da reserva da FAB e do Exército Brasileiro na Segunda Guerra Mundial. O destaque da apresentação foi a homenagem ao Major Joaquim Thiago da Fonseca, oficial R/2, que como herói da campanha da Itália, foi o único brasileiro a receber a Distinguished Service Cross do Exército dos Estados Unidos.