No dia 8 de maio, o 1º Regimento de Cavalaria de Guarda (1º RCG) comemorou o Dia da Arma de Cavalaria com demonstrações de carrossel militar, volteio, salto e Pelotão de Cavalaria Mecanizado. A cerimônia, presidida pelo Comandante do Exército, General de Exército Eduardo Dias da Costa Villas Bôas, prestou homenagem aos 207 anos do Marechal Manoel Luís Osorio, Patrono da Arma de Cavalaria, e também aos Dragões da Independência, que, em 13 de maio, completarão 207 anos de existência.
Um momento de destaque do evento foi a representação de uma carga de Cavalaria, caracterizada por uma força montada que avança a galope em direção ao oponente. Na apresentação, cerca de 50 conjuntos (homem/cavalo) demonstraram como seria essa ação da Arma e arrancaram aplausos de todos os presentes.
Para o Comandante do Exército, a tradição da Cavalaria do Exército foi evidenciada pela grandiosidade da cerimônia. “Foi uma apresentação indescritível: um show de perícia, de culto à tradição, de orgulho de pertencer à Unidade. O Regimento dos Dragões talvez seja a Organização Militar com o maior patrimônio de tradições recolhidas ao longo dos mais de 200 anos que possui. Feliz do Exército que tem uma Cavalaria como a Cavalaria Brasileira.”
Cerca de 500 pessoas, entre integrantes da Arma de Cavalaria e convidados do Regimento dos Dragões, prestigiaram a comemoração do Dia da Cavalaria neste ano.