Na última terça-feira (29), a Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME) realizou a diplomação da turma de 2019 do curso de Geopolítica. Concluíram o curso 58 alunos de mais diversas instituições públicas e privadas, das esferas federal, estadual e municipal, de diversos setores como educação, defesa e empresarial, além de militares da ECEME, da Escola Superior de Guerra e da Escola de Guerra Naval. Militares do Exército dos Estados Unidos, México e Equador também compuseram o corpo discente do curso. Entre os alunos concluintes estava o Gen Ex Sérgio Ernesto Alves Conforto, antigo Comandante Militar do Oeste, do Leste e Ministro do Superior Tribunal Militar.
A solenidade de diplomação foi presidida pelo Gen Bda Rodrigo Pereira Vergara, comandante da ECEME, e contou com a presença do Cel Wellington Silva Lousada, Subcomandante da ECEME, e do Cel José Ramalho Vaz de Britto Neto, chefe da Seção de Política e Estratégia (SPE) da ECEME. Os instrutores do curso, Cel Candido Cristino Luquez Marques Filho, Cel Fernando Luiz Velasco Gomes, Cel Sylvio Pessoa da Silva, TC Leandro Mendes da Costa, Prof Dr Rubens de Siqueira Duarte e Prof Ms. Sandro Teixeira Moita, estavam presentes na solenidade representandos todos os instrutores e foram homenageados.
O Curso de Geopolítica da ECEME, em sua terceira edição, tem por finalidade aprofundar estudos e análises com base em pressupostos clássicos e contemporâneos de geopolítica, formulados por pensadores brasileiros e internacionais. Visa, em especial, a discutir a Geopolítica do Século XXI, para que se interpretem as relações entre território (espaço) e poder, e se discutam suas aplicações à solução de problemas brasileiros e internacionais contemporâneos. Além disso, o Curso visa a consolidar as bases para que a ECEME seja reconhecida como referência do estudo e da pesquisa da Geopolítica no contexto nacional.