Na manhã da última quinta-feira (22/08) foi realizado, no Quartel-General do Exército, em Brasília (DF), solenidade em comemoração ao Dia do Soldado. A data marca o nascimento do Marechal Luís Alves de Lima e Silva (1803), o Duque de Caxias, Patrono do Exército.
A Avenida do Exército, foi ocupada pelos Soldados de Caxias em solenidade presidida pelo comandante do Exército, Gen Ex Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva e acompanhada pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e autoridades civis e militares
Uma réplica da invicta espada do Duque de Caxias, produzida pela empresa gaúcha Sabresul, foi conduzida e depositada em local de destaque pela Cadete Amanda Beatriz Cacavo, do 4º ano do curso de Material Bélico da Academia Militar das Agulhas Negras.
Durante a solenidade os empresários Eugenio Bastiani e Lucas Ruzzarin, representantes da empresa Sabresul, foram agraciados com a Medalha Exército Brasileiro, comenda que distingue cidadãos e instituições civis que tenham praticado ação destacada ou serviço relevante em prol do interesse e do bom nome do Exército Brasileiro.
“É uma honra para nós como instituição receber a Medalha Exército Brasileiro dessa que é uma força tão respeitada. É um reconhecimento da parceria histórica entre o Exército e a Sabresul”, declarou Lucas Ruzzarin.
Esta parceria vem de uma herança histórica de produção de espadas iniciada em 1923. Com artesãos, cinzeladores, gravadores e polidoristas, com experiência adquirida na Eberle, a empresa da serra gaucha, líder no fornecimento de espadas para as maiores academias militares do Brasil, possui um departamento especializado na restauração de espadas e espadins. Esta experiência única torna a empresa uma grande parceira do Exército Brasileiro em projetos históricos muito importantes para a preservação da história militar brasileira, como a produção da réplica oficial da Espada de Caxias, e o restauro das espadas originais de Manuel Luís Osório e do presidente João Baptista de Oliveira Figueiredo.