De 2 a 6 de fevereiro, o 3º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado realizou, pela primeira vez, um estágio de adaptação à viatura militar categoria “A”, visando preparar um grupamento de motociclistas em condições de atuar na Operação São Francisco, no Complexo da Maré (Rio de Janeiro), de comporem a turma de mensageiros do Esquadrão, a fim de ficarem em condições de realizar experimentações doutrinárias do emprego de motocicletas nas operações clássicas da Cavalaria Mecanizada.
O Estágio contou com instruções teóricas ministradas por instrutores com elevado grau de especialização, oriundos do Batalhão da Guarda Presidencial, do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal e da Polícia Militar do Distrito Federal. Na parte prática, destaca-se a realização de pistas para o desenvolvimento da capacidade de controle da motocicleta no piso com revestimento asfáltico e em terrenos variados.
Como conclusão do estágio e a fim de por em prática os conhecimentos adquiridos, os instruendos e a equipe de instrução realizaram um percurso em trecho de asfalto e em terreno variado, no Campo de Instrução do Córrego do Acampamento.