Soldados da Força de pacificação e PMs enfrentaram bandidos na Maré para evitar que grupo de traficantes invadisse comunidade. Um vídeo gravado na noite do dia 21 de janeiro, por um dos soldados da Força de Pacificação no Complexo da Maré, mostra um intenso tiroteio entre traficantes, militares do Exército e a PM.
O episódio ocorreu na Vila dos Pinheiros, em um minuto e 53 segundos – com breves intervalos -, é possível ouvir pelo menos 300 tiros, inclusive de fuzil. O total de munição envolvida pode ser maior, porque muitos disparos estavam superpostos. Uma das sequências de tiros dura 53 segundos. Durante esse tempo, pelo menos 220 tiros são ouvidos.
No vídeo, é possível observar que algumas das munições são do tipo traçante. Soldados e PMs chegaram a ficar acuados na rua principal, num momento em que se ouve a maior quantidade de tiros. No ataque, dois soldados do Exército ficaram feridos por estilhaços. – Minha mão. Os dedos. Foi a munição. Foi a munição que pegou – diz, no vídeo, um dos soldados feridos.
Em um momento no qual PMs atiravam de volta contra os bandidos, um militar comentou: – É, sargento. Queria ação? O pessoal queria ação? Está aí a ação. O ataque ao grupo aconteceu quando PMs e soldados patrulhavam a área numa tentativa de evitar que a comunidade fosse invadida por traficantes de uma facção rival.
O Exército confirmou que, naquela noite, dois soldados ficaram feridos no conflito. Desde que a força chegou à Maré, em abril do ano passado, como parte dos preparativos para implantar UPPs na região, 23 soldados tiveram ferimentos leves em confrontos. Em 28 de novembro de 2014, o cabo Michel Augusto Mikami, de 21 anos, morreu com um tiro na cabeça quando patrulhava a comunidade.
O Complexo da Maré ganhará quatro UPPs. Aos poucos, os militares da Força de Pacificação estão sendo substituídos por PMs, num processo que começou em abril passado e deve ser concluído no dia 30 de junho. De acordo com a reportagem, apesar das ações, o número de assassinatos na região ficou praticamente estável.
Citando dados do Instituto de Segurança Pública (ISP), o “RJ-TV” informou que o total de homicídios caiu de 58 para 56 no período de um ano. Até o fim do mês passado, foram registradas mais de 600 prisões e 251 detenções de menores. Também houve 1,3 mil apreensões de drogas, armas e munições.
[vsw id=”-IE4uyTY2ac” source=”youtube” width=”560″ height=”390″ autoplay=”no”]
FONTE : O Globo