A Força de Pacificação Maré executou no dia 12 de março de 2015 a Operação Diamante, atendendo à solicitação da 21ª Delegacia de Polícia Civil do Rio de Janeiro (Bonsucesso). A ação teve como objetivo apoiar o cumprimento de diversos mandados judiciais na área do Complexo da Maré, conforme determina o Protocolo de Cooperação entre o Ministério da Justiça, o Ministério da Defesa e o Governo do Estado do Rio de Janeiro, assinado em 07 de janeiro 2015.
A atividade coordenada com a Polícia Civil priorizou a segurança da população, da tropa e dos policiais, garantindo que todas as ações fossem realizadas dentro do ambiente de Normalidade Institucional e nos termos da Lei. A For Pac realizou operações de cerco, interdição e patrulhamento de área, em regiões previamente levantadas pela inteligência, visando apoiar a execução dos referidos mandados.
Participaram da Operação Diamante as Forças Tarefa Cantuária, Patriota e o Grupamento Operativo de Fuzileiros Navais. O atual contingente da Operação São Francisco, denominado Força de Pacificação Guararapes, é composto por tropas do Comando Militar do Nordeste (CMNE).
FONTE : CML