Entre os dias 23 e 27 de setembro, o Diretor do Instituto de Pesquisa da Capacitação Física do Exército (IPCFEx), Tenente-Coronel Renato Souza Pinto Soeiro, a Professora Doutora Lilian e a Tenente Psicóloga Grace Silva, iniciaram o Projeto “Neurociência: uma investigação sobre o papel das estratégias de coping no desempenho cognitivo e sensorio motor” em militares integrantes da 3ª Companhia de Forças Especiais (Força 3).
Este projeto introduz a Neurociência no estudo do desempenho operacional pela primeira vez no Exército Brasileiro (EB). O objetivo do projeto é aumentar o desempenho operacional dos operadores através do aprimoramento dos estados afetivos e psicológicos dos militares por meio do treinamento de habilidades psicológicas como estratégia de enfrentamento, técnicas essas já utilizadas no trabalho de acompanhamento psicológico da Equipe de Pentatlo Militar do Exército.
Durante a semana os Destacamentos de Forças Especiais realizaram avaliações neuropsicofisiologicas, além de serem observados durante a passagem em uma pista de combate sob estresse. Após as avaliações, a Ten Grace Silva apresentou e praticou com os militares quatro técnicas de habilidades psicológicas tendo em vista a melhoria da performance operacional e a saúde mental dos operadores.