A fabricante brasileira Iveco América Latina vai concluir a construção de seu 100º veículo blindado sobre rodas (VBTP-MR) 6×6 GUARANI para o Exército Brasileiro (EB) no dia 26 de setembro. O evento irá acontecer na fábrica da Iveco em Sete Lagoas, Minas Gerais e espera-se contar com a presença do ministro da Defesa, Celso Amorim e de outras autoridades políticas e militares.
A 15ª Brigada Mecanizada Infantaria (15 Inf Bda Mec) localizada na cidade de Cascavel foi a primeira unidade operacional a receber esta viatura de forma oficial em março deste ano. O Centro de Treinamento blindado “General Walter Pires” (CIBld) de Santa Maria, no estado do Rio Grande do Sul também já opera algumas unidades.
Dos 2.044 veículos que o Exército Brasileiro pretendem receber até 2031 sob forma de uma carta de intenções assinada em dezembro de 2009 com a Iveco já foram adquiridos de forma eficaz pelo Departamento de Ciência e Tecnologia (DST) em dezembro de 2007, um lote de 16 veículos e um pacote de dados técnicos e um conjunto de ferramentas de produção desenvolvidos especificamente para o contrato. Em agosto de 2012 foi entregue um lote de 86 veículos de experimentação doutrinária (LED), incluindo assistência técnica, apoio logístico e de formação.
O ano fiscal da lei orçamentária da União para 2015 (PLOA 2015) dedicou um orçamento de US$ 200 milhões para implementar a aquisição pelo Comando Logístico (COLOG) de 56 veículos adicionais.
O programa VBTP-MR como registrado pelo Exército de Projetos Estratégicos – Guarani (PEE Guarani) substituir progressivamente 6×6 blindado EE-11 Urutu e EE-9 Cascavel produzido pela empresa extinta ENGESA (Engenheiros Especializados S / A), no intuito de melhorar a capacidade de muitas unidades blindadas.
O veículo será produzido em varias configurações tais como, Posto de comando, oficina, ambulância, engenhenharia, defesa aérea, lança pontes, defesa CBRN (Química, Biológica, Radiológica e Nuclear ), treinamento da tripulação e desminagem. A versão básica tem um peso de 18,3 toneladas, um comprimento de 6,9 metros, largura de 2,7 metros, uma altura de 2,3 metros do casco, uma velocidade de 90 km / h e uma autonomia de até 600 km .