Na manhã do dia 14 de março, militares da Força de Pacificação (F Pac) Maré evitaram que uma criança fosse atingida por disparos de Agentes Perturbadores da Ordem Pública (APOP). O fato ocorreu durante patrulhamento na Vila Pinheiro, quando um Pelotão da Força-Tarefa Patriota recebeu disparos de rojão e de pistola realizados por APOP.
Naquele momento a criança brincava em uma piscina de plástico próximo à posição da tropa e foi retirada imediatamente do local pelo 1º Tenente Sá Peixoto após a piscina ter sido atingida por um dos tiros. Em segurança a criança foi entregue à mãe dentro de sua residência. A ação só foi possível graças à cobertura que os 3º Sargentos Diego e Charlyton deram ao referido Oficial.
A atuação dos militares demonstra o envolvimento da tropa com a missão de preservar a incolumidade das pessoas e o profissionalismo de todos que integram a F Pac, ratificando a ideia de que a segurança da população é a prioridade.
A iniciativa e a conduta do Tenente, durante o momento crítico, revelam a coragem e o senso de responsabilidade que caracterizam os discípulos de Caxias “O Pacificador”, os quais ajudam a escrever a história do Exército Brasileiro e deste País.