O ministro da Defesa, Jaques Wagner, participou nesta quinta-feira (9), da cerimônia de entrega de espada aos novos Oficiais Generais-de-Brigada no Quartel General do Exército. Os nove promovidos ao primeiro posto de general são das armas de Material Bélico, Intendência, Infantaria, Artilharia e Cavalaria. Também ascenderam ao generalato oficiais da área médica. Jaques Wagner cumprimentou um a um os recém ingressos na alta cúpula da Força Terrestre.
Coube ao chefe do Estado-Maior do Exército, General de Exército Sergio Westphalen Etchegoyen, felicitar os militares pela promoção. Em sua mensagem, destacou que a chegada ao posto é uma saudável renovação de liderança. “A partir de agora, serão deveres indelegáveis dos senhores trabalhar para que seus subordinados tenham as condições cognitivas, físicas e morais que garantam o sucesso, e fazer chegar as necessidades materiais ao preparo da tropa”, disse o General Etchegoyen.
A Espada
A cerimônia de entrega de espadas simboliza a importância da investidura do oficial como chefe militar, enfatizando os riscos que o unem ao passado e ao futuro da instituição. A espada é um símbolo que envolve compromisso e tradição, além de assinala a sua posição hierárquica no mais alto símbolo de oficiais da Força Terrestre.
Também participaram da cerimônia presentes a secretária-geral do Ministério da Defesa, Eva Chiavon; o comandante do Exército, General de Exército Eduardo Dias da Costa Villas Bôas; ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), General de Exército José Elito; e o ex-ministro do GSI, General (R/1) Alberto Mendes Cardoso, além de outras autoridades civis e militares.
Confira aqui a biografia de todos os oficiais promovidos em 31 de março de 2015.