O Centro de Instrução de Blindados – “General Walter Pires” sediou o dia 4 de setembro, a 2ª Reunião do Projeto Estratégico GUARANI, com representantes de diversos órgãos da Alta Administração do Exército Brasileiro.
A reunião foi conduzida pelo Escritório de Projetos do Exército, com sede em Brasília-DF. Compareceram à atividade, o Comandante da 3ª Divisão de Exército, General-de-Divisão Geraldo Antônio Miotto, que acompanhado do Comandante da 6ª Brigada de Infantaria Blindada, General-de-Brigada Mauro Sinott Lopes, apresentou as boas vindas da guarnição de Santa Maria.
A atividade contou ainda, com a presença do General-de-Divisão Ubiratan de Salles, da Diretoria de Fabricação, do General-de-Divisão Jorge Armando de Almeida Ribeiro, do Departamento de Ciência e Tecnologia, do General-de-Brigada Luciano José Penna, Chefe do Estado-Maior do Comando Militar do Sul e de oficiais do Estado-Maior do Exército, do Comando de Operações Terrestres, da Diretoria de Material e da Diretoria de Obras Militares.
O Projeto GUARANI tem por objetivo transformar as Organizações Militares de Infantaria Motorizada em Mecanizada e modernizar as Organizações Militares de Cavalaria Mecanizada. A primeira viatura desenvolvida foi a Viatura Blindada para Transporte de Tropa Média de Rodas Guarani (VBTP-MR Guarani), possibilitando a substituição das viaturas URUTU e CASCAVEL, fabricadas pela ENGESA, que estão em uso há mais de 40 anos.
A reunião teve como objetivos principais apresentar a situação atual do projeto e o planejamento para 2015. O Centro de Instrução de Blindados foi escolhido para sediar o evento, em função da sua abrangente cooperação no desenvolvimento da viatura e na formação de recursos humanos.
FONTE : CIBld