Ocorreu no dia 11 de dezembro de 2014, às 19:00 horas, a passagem do cargo de Comandante do 1º Batalhão de Ações de Comandos (1º BAC), OM subordinada ao Comando de Operações Especiais. Este Batalhão é constituído por militares selecionados, estando apto a operar em áreas hostis, em missões de elevado risco físico e político, bem como em ambientes impróprios para o emprego de tropas convencionais.
Tem o seu emprego clássico voltado para a interdição de alvos de valor estratégico na retaguarda do oponente, depreciando a sua capacidade militar. Por isso, o 1º BAC integra a Força de Atuação Estratégica do Exército Brasileiro e mantém seus quadros em permanente estado de prontidão.
O Tenente-Coronel Ricardo Luiz da Cunha Rabelo sucedeu o Tenente-Coronel Sérgio Borges Medeiros da Silva, sendo o sexto comandante do 1º Batalhão de Ações de Comandos, que foi criado em 22 de julho de 2003.
A cerimônia contou com a presença do Exmo Sr Exmo Gen Div Cesar Augusto Nardi de Souza, Subchefe de Operações da Chefia de Operações Conjuntas do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, como também, do Exmo Sr Gen Div Julio Cesar de Arruda, Comandante de Operações Especiais e diversas autoridades civis e militares.
FONTE : COTER