No dia 26 de novembro de 2014, apenas uns poucos deles, não mais que 30, puderam retornar a mesma Vila Militar, de onde partiram para a guerra. No XXVI Encontro Nacional dos Veteranos da FEB – Força Expedicionaria Brasileira, os veteranos assistiram emocionados ao desfile da 1ª. Divisão de Exército, a sucessora das tropas que embarcaram para a Europa naquela época incerta.
Tão poucos, que apenas 2 viaturas foram suficientes para acomodar os que ainda podiam se locomover com mais facilidade, todos com mais de 90 anos. Enquanto a tropa desfilava em continencia ao General Ramos, Comandante da Guarnição da Vila Militar, eles certamente recordaram, talvez entre entre uma ou outra lágrima furtiva, o tempo em que eles mesmos estavam desfilando por este Campo de Parada do Regimento Sampaio, onde marcham agora os jovens de hoje.
As homenagens foram muitas aos bravos Veteranos, nas palavras do General Ramos, General Rosendo, Presidente da Casa da FEB, e nas presenças dos Generais e Coroneis Comandantes das Unidades que compoem a 1ª. DE, herdeiras e sucessoras das unidades FEBianas e das ricas tradições da FEB. Os estandartes e uniformes historicos se destacavam diante dos uniformes camuflados de hoje, as boinas, e os rostos dos jovens soldados.
Tudo mudou, o material, os uniformes, as viaturas, mas permanecem para sempre os mesmos valores do Exército, de ontem e e sempre. Estavam presentes Gen Leonel, Cmt da AD/1, Gen Abrahao, Cmt Bda Inf Pqdt, Gen Nolasco, Cmt 9ª. Bda e GUEs. Após o desfile, aconteceu um almoço de confraternização no Regimento SAMPAIO – 1º. Btl InfMtz Es, visita ao Centro Cultural e a Reunião dos Presidentes das Regionais da ANVFEB.