A tradicional Praça do Avião, localizada na Ilha do Governador (RJ), voltará a poder ostentar o nome que carrega desde 1969. Há mais de seis meses o modelo AMX-A1 que adornava a praça foi retirado pela Prefeitura Aeronáutica do Galeão, pois a maquete estava com problemas de conservação e as asas ameaçavam soltar, oferecendo risco as pessoas que transitam pela praça. Desde então, o que se via era um pedestal vazio.
A praça que já abrigou um Gloster Meteor, homenagem ao primeiro caça empregado pela FAB, agora irá receber um modelo real do célula dos A-1 AMX , oriundo do primeiro lote, mas que foi pintado com as cores dos modernos “Mikes” (FAB 5530) operados pelos Esquadrões Esquadrões Centauro e Poker da ALA 4.
O AMX/A-1, é um avião de ataque ar-superfície usado para missões de interdição, apoio aéreo aproximado e reconhecimento aéreo. Na Força Aérea Brasileira, ele é designado A-1 (A-1A para a versão monoplace e A-1B para a versão de dois lugares). Com a modernização o A-1 passa a incorporar o M em sua designação na FAB, tornando-se então A-1M.
As fotos que ilustram esta matéria circulam nas redes sociais e apresentam o trabalhos dos militares da FAB para instalação da aeronave no local. Parabéns ao Parque do Galeão e a Prefeitura Aeronáutica pela revitalização da praça, tão simbólica para moradores da Ilha do Governador e alunos do Colégio Brigadeiro Newton Braga, e pelo grande passo na preservação da história aeronáutica brasileira.