[vsw id=”E1B8VOd140U” source=”youtube” width=”790″ height=”480″ autoplay=”no”]
“É uma máquina consagrada, um privilégio ainda poder operar ela”. Esse é o depoimento da Tenente Aviadora Paula Lucero Testa, que comanda o helicóptero H-1H Iroquois e é uma das fontes do documentário “UH-1H – O descanso de um guerreiro”. O vídeo, feito por três estudantes de Jornalismo da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) como parte de conclusão da disciplina “Documentário”, mostra a importância da aeronave e a relação dela com os militares.
“Meu pai é suboficial e trabalhou muito tempo com o helicóptero no Esquadrão Pelicano (2°/10° GAV), aqui em Campo Grande. Conversando com ele, tive a idéia de fazer o vídeo sobre a aeronave que há quase 50 anos faz parte da Força Aérea Brasileira (FAB) e está sendo desativada”, ressalta o estudante João Gabriel Serrano Fusquine, um dos autores do trabalho. O documentário tem cinco minutos de duração e mostra o depoimento de quatro militares que trabalham com a aeronave. Todo o processo de produção, desde a elaboração do roteiro, filmagem, entrevistas e edição do material bruto durou uma semana. E o esforço valeu a pena. Os estudantes tiraram nota 10 na disciplina.
“Foi um trabalho muito legal. A gente percebeu que o helicóptero é muito querido. Quando compartilhamos o vídeo no Facebook, muita gente de Campo Grande disse que vai sentir falta do barulho característico da aeronave”, afirma o estudante. Empregado na Guerra do Vietnã, o UH-1H Iroquois é considerado o projeto de helicóptero mais importante fabricado nos Estados Unidos. No Brasil, essas aeronaves estão preparadas para operações de busca e salvamento em combate, infiltração aérea, exfiltração aérea e evacuação aeromédica. Em fase de desativação, o helicóptero será substituído pelo H-36 Caracal.