A Federal Aviation Administration (FAA), agência de aviação civil americana, enviou representantes para visitar as principais instituições ligadas à aviação no Brasil. O primeiro órgão a receber a comitiva foi o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), na manhã de terça-feira (29 de julho).
O grupo de visitantes, formado pela representante sênior da FAA, Bonnie Ahumada, pelo adido comercial do Departamento de Comércio dos Estados Unidos, Alfred Landon Loomis e o especialista em aviação civil da FAA, João Silva, permaneceu no CENIPA por uma hora.
Após se reunir com o Chefe do CENIPA, Brigadeiro do Ar Dilton José Schuck, e receber uma apresentação sobre as atividades do órgão investigador brasileiro, a comitiva foi conhecer o Laboratório de Leitura e Análise de Dados de Gravadores de Voo (Labdata).
Esta é a segunda vez que a representante da FAA vem ao Brasil, e a primeira ao CENIPA. O objetivo é reafirmar a cooperação contínua da agência para aprimorar a segurança do sistema de aviação americano. A FAA confere as condições em que as empresas aéreas americanas operam no Brasil.
Segundo o assessor do CENIPA para assuntos internacionais, Tenente-Coronel Aviador Alexandre Gomes da Silva, “essa visita dá credibilidade ao Brasil, porque projeta nossas capacidades em matéria de prevenção de acidentes, regulação, controle de tráfego aéreo, fabricação de aeronaves, entre outras.
Além disso, a aproximação com o órgão regulador e com o departamento de comércio possibilita ao CENIPA buscar orientações quando precisar adquirir produtos e serviços americanos para suporte à investigação de acidentes aeronáuticos.”
Série de visitas pelo Brasil
Além do CENIPA, outra organização da Força Aérea Brasileira que receberá a visita da comitiva americana será o Primeiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle do Espaço Aéreo (Cindacta I).
Em seguida, os americanos irão se encontrar com representantes da Secretaria de Aviação Civil (SAC) da Presidência da República e da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
O grupo seguirá ainda para Belo Horizonte, a fim de conhecer o Centro de Manutenção da Gol Linhas Aéreas. Em São Paulo, a visita comtemplará SENAI, Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), GE Aviation, SATOR (planners of Aviation Infra Expo).
No dia 1º de agosto, a equipe da FAA visitará, em São José dos Campos, o novo centro de tecnologia da Boeing e as instalações da EMBRAER.