Pela primeira vez, cadetes da Academia da Força Aérea (AFA) alcançaram o topo do Pico das Agulhas Negras, com 2.791 metros de altitude. A conquista aconteceu ao término da instrução de técnicas verticais realizada pela Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), do Exército Brasileiro, na região entre os municípios de Itatiaia e Resende, no estado do Rio de Janeiro.
Catorze cadetes da AFA, incluindo quatro do corpo feminino, participaram do treinamento entre os dias 1 e 7 de junho. A instrução faz parte de um intercâmbio entre as academias que tem como objetivo promover a atuação em conjunto dos cadetes de as ambas as forças, visamos à interoperabilidade, é importante os cadetes das forças operarem juntos desde o início da carreira, o que será uma realidade no futuro”, avalia o Capitão Alessandro Machado, Oficial do Corpo de Cadetes da Aeronáutica que acompanhou o exercício.
Além de aprimorar as técnicas de escalada, o treinamento envolveu marchas em terreno montanhoso, temperaturas abaixo de zero e poucas horas de sono. Ao término, os cadetes da AFA conquistaram a condição de escalador militar pela AMAN.