Organização Militar é responsável pelo controle orçamentário do Comando da Aeronáutica e, ainda, por apoiar o controle externo
Criado para auxiliar na transparência pública e executar atividades de controle orçamentário interno e de auditoria no âmbito do Comando da Aeronáutica (COMAER), o Centro de Controle Interno da Aeronáutica (CENCIAR) celebrou, nesta quarta-feira (05/10), seu aniversário de dez anos de existência. Em cerimônia militar presidida pelo Comandante da Força Aérea Brasileira (FAB), Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, a Organização Militar realizou a entrega de prêmios e a imposição da Medalha Militar como reconhecimento aos bons serviços prestados, além de homenagens a ex-Chefes do Centro.
Durante a solenidade, o Chefe do CENCIAR, Major-Brigadeiro Intendente Alexandre Falconiere de Torres, destacou o legado deixado pela antiga Subdiretoria de Auditoria. “Ao refletir sobre o passado e perceber no presente o alto grau de competência do Centro, é inevitável não lembrar o profissionalismo daqueles que nos antecederam. Isso é, desde os integrantes da Subdiretoria de Auditoria da Secretaria de Economia e Finanças da Aeronáutica, antiga SUAUD, até os efetivos mais recentes do CENCIAR, os quais militares e civis pautados pela dedicação e profissionalismo, constituíram uma base sólida e respeitável para a evolução das diversas atividades de controle interno”, pontuou.
Ainda no evento, o Oficial-General ressaltou a honra que é comandar a Organização. “É um prazer estar à frente dessa Unidade de tanta relevância para Comando da Força, nesse momento em que ela completa dez anos. Para resumir essa data, nada como reverenciar o passado, parabenizar o presente e, principalmente, projetar o futuro, de forma que as atividades do Centro contribuam, cada vez mais, para as atividades da Força Aérea Brasileira”, completou.
Homenagens a ex-Chefes
O evento foi prestigiado por Oficiais-Generais membros do Alto-Comando da Aeronáutica, Oficiais-Generais do Exército e da FAB; Comandantes, Chefes e Prefeitos de Organizações Militares; além dos ex-Chefes da Unidade: Major-Brigadeiro Intendente Marcos Aurélio Pereira Silva, Brigadeiro Intendente Hiran Williams de Almeida e Brigadeiro Intendente Sérgio Almeida de Paula e Silva.
Na ocasião, o Major-Brigadeiro Aurélio destacou o simbolismo da data. “Comemorar o aniversário do CENCIAR tem um significado muito grande para mim, pois é uma Organização responsável por todo o controle da execução financeira, orçamentária, patrimonial e contábil do Comando da Aeronáutica, no sentido de verificar a correção de todos os atos e fatos administrativos. Além disso, atua como uma unidade setorial do Tribunal de Contas da União, com o objetivo de atingir o máximo de eficiência, efetividade e eficácia possível”, explicou o Oficial-General.
Já o primeiro Chefe do CENCIAR, Brigadeiro Williams, falou sobre a importância do Centro. “O CENCIAR tem uma relevância muito grande, porque ela é um contato da Força com o meio externo. Fomos a segunda Força a implantar o Centro de Controle. No início, foi difícil para montar toda a estrutura, mas, na época, tivemos o apoio da Secretaria de Economia, Finanças e Administração da Aeronáutica (SEFA), o que nos ajudou a construir o CENCIAR que, hoje, é uma das unidades de ponta do COMAER”, disse.
Entrega de prêmios e medalhas
Na cerimônia, foram entregues prêmios aos integrantes do Centro com mais de dez anos de serviço prestados no CENCIAR, sendo eles o Servidor Civil José Wilson Correa; e os Sargentos Weliton Batista Frambolz, Camila Marques do Nascimento Francisco e Sullian Botelho Marcena.
Na ocasião, também foi concedida a Medalha Militar de Prata a militares com mais de 20 anos de bons serviços prestados. Foram condecorados a Tenente-Coronel Intendente Hellen Cristina Modesto de Lima Alencar; a Major Intendente Danielle Cristini Lara Espínola Nunes; e o Sargento Especialista em Serviços Administrativos, Anderson da Silva Rodrigues. “Hoje estou completando 20 anos de serviço. Esse momento é realmente um reconhecimento de todo o trabalho e dedicação que a gente tem durante toda a carreira militar. E é muito especial estar no CENCIAR, uma Unidade que sempre está agregando e preservando a nossa Força Aérea Brasileira”, afirmou a Tenente-Coronel Hellen.