Única unidade de educação básica da Força Aérea Brasileira no Rio de Janeiro, o Colégio Brigadeiro Newton Braga (CBNB), organização militar subordinada a Diretoria de Ensino da Aeronáutica (DIRENS), foi buscar no principal agente de comunicação social da FAB o personagem principal de um valioso projeto de estimulação da cooperação entre os alunos.
Idealizado e coordenado pela 1º Ten Tatiana Abreu e com apoio das 2º Ten Elisângela Souza e Flavia Cruz, o projeto busca estimular a cooperação entre os alunos, torná-los cidadãos mais aptos para os trabalhos em equipe e mais comprometidos com os valores sociais e os princípios da solidariedade. Além de conhecer o trabalho desenvolvido pelo Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) o projeto procurou desenvolver o patriotismo, o conhecimento sobre a Força Aérea Brasileira e despertar vocações para a carreira militar.
“Num mundo globalizado e competitivo, onde as pessoas tendem a agir de forma egoísta, resgatar valores tais como: união, respeito, cooperação, participação, envolvimento e comprometimento passa a ser de fundamental importância, pois a sociedade como um todo está num processo quase cruel de individualismo.” – explica a 1º Ten Tatiana Abreu.
Participando de aulas expositivas, assistindo a filmes sobre as atividades e demonstrações da Esquadrilha, conhecendo a aeronave A-29, pesquisando em jornais, revistas e internet, e participando de eventos da FAB, os alunos tiveram a oportunidade de conhecerem e executarem “Jogos Cooperativos” nas aulas de Educação Física, além de realizarem trabalhos, desenhos, murais e entrevistas. A culminância do projeto aconteceu no evento “Portões Abertos da Força Aérea Brasileira”, realizado no tradicional Campo dos Afonsos. Na ocasião, os alunos e professores envolvidos encontraram-se com os pilotos e “anjos da guarda” da Esquadrilha da Fumaça, conversaram com os militares, apresentaram seus trabalhos e dúvidas e entregaram uma lembrança do CBNB aos embaixadores do Brasil nos céus.