Na madrugada da última terça-feira (20/05), o efetivo da Base Aérea de Natal (BANT) foi acionado pelo Comandante da organização, Coronel Aviador André Luís Gomes Monteiro, para um exercício que envolve transposição de obstáculos, simulação de ataque aéreo inimigo e salvamento e resgate de vítima, além da marcha de 6 km nos limites da Base.
O objetivo do acionamento é garantir a prontidão da equipe e manter a capacidade operacional do efetivo. Nessa missão, todos os militares acionados tinham que se apresentar em tempo inferior a duas horas.
Segundo o Comandante da BANT, o desempenho da Base foi positivo e possibilitou a formação de uma super tropa de mais de 900 militares, além das centenas de profissionais que trabalharam na operacionalização dos exercícios propostos, o que demonstrou a adesão massiva do efetivo.
O acionamento faz parte do Plano de Reunião da Base e contou com o envolvimento de diversos esquadrões, como o Batalhão de Infantaria, o Esquadrão de Intendência, o Esquadrão de Saúde e as Unidades Aéreas Operacionais.