O Esquadrão Netuno, da Força Aérea Brasileira, recebeu da Marinha do Brasil o Prêmio Segurança do Mar. A homenagem foi entregue neste mês como reconhecimento à unidade por ter sido a organização que prestou o maior número de informações de contatos ao Sistema de Informações sobre o Tráfego Marítimo (SISTRAM) no período de 1° de maio de 2013 a 30 de Abril de 2014.
As aeronaves P-95 Bandeirante Patrulha do Esquadrão Netuno detectaram 676 embarcações durante o período avaliado. Ao longo de todo o ano de 2013 foram 904 contatos detectados. A unidade é baseada em Belém (PA) e divide as missões de patrulha marítima com esquadrões de Salvador (BA) e Florianópolis (SC).
“É um reconhecimento que vem corroborar todo o exemplar trabalho desenvolvido no Esquadrão”, disse o Tenente-Coronel Otávio Luiz Timóteo Alves, Comandante do Esquadrão Netuno. Ao receber o prêmio, em solenidade realizada no Rio de Janeiro, ele também elogiou o trabalho dos homens e mulheres que fazem parte da unidade.
O Prêmio Segurança do Mar foi criado em 1989 para incentivar a contribuição de organizações militares e civis para alimentar o SISTRAM com dados de contatos, mantendo dessa maneira o acompanhamento permanente da movimentação dos navios mercantes e pesqueiros. O Esquadrão Netuno foi vencedor na categoria “Prêmio Controle Naval de Tráfego Marítimo – II Força Aérea”.