O maior aeroporto da América Latina o Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, terá o apoio da Força Aérea Brasileira nas ações de prevenção, salvamento e combate a incêndio em aeronaves. O Convênio de Cooperação já em vigor, foi assinado entre a concessionária que administra o aeroporto e a Diretoria de Engenharia da Aeronáutica (DIRENG), em cerimônia realizada no Comando-Geral de Apoio (COMGAP), no Rio de Janeiro, no último dia 13.
O convênio tem vigência de cinco anos e prevê a disponibilização de 108 militares da Base Aérea de São Paulo (BASP) treinados para atuar em situações de combate, salvamento e prevenção de incêndios em aeródromos. As contrapartidas do consórcio são o fornecimento de equipamentos e materiais, e a manutenção e adequação das instalações de contra incêndio da BASP.
Segundo o Subdiretor de Sistemas Operacionais da DIRENG, Brigadeiro Engenheiro Robson Fernandes Ramos, o convênio pode abrir portas para parcerias futuras, como a montagem de um Centro de Treinamento de Bombeiros de Aeródromos, com o intuito de qualificação e aperfeiçoamento de recursos humanos.
“Esse convênio incorpora uma nova concepção de parceria, na qual as duas instituições são beneficiadas, incluindo uma melhor definição dos compromissos acordados, que serão executados ao longo dos cinco anos”. O Aeroporto Internacional de Guarulhos é o maior em movimento do Hemisfério Sul, por onde passam cerca de 40 milhões de passageiros por ano e que opera em nível de prevenção contra incêndio categoria 10 – o maior nível previsto em âmbito mundial.