O Brasil vai receber em breve um lote do mísseis antinavios AGM-84L Harpoon, que equiparão as aeronaves de patrulha marítima P-3 AM da FAB (Força Aérea Brasileira). O Harpoon será o primeiro míssil antinavio a ser operado por aviões no País.
As oito aeronaves P-3 AM, operadas a partir da base de Salvador, podem voar a mais de 3.000 quilômetros de distância, podendo atuar em todo o litoral. Quer ter uma ideia do alcance da nova arma? É como se um avião lançasse um míssil de Aracaju para atingir um alvo em Maceió, capital de Sergipe, por exemplo. Também é a mesma distância entre a cidade do Rio de Janeiro e Ubatuba, no litoral de São Paulo.
O armamento tem 3,8 m de comprimento e 519 kg. Segundo a FAB, o Harpoon tem uma turbina e atinge 850 km/h. O míssil utiliza dados dos sistemas da aeronave lançadora para calcular a sua rota até o alvo e conta ainda com um radar próprio para corrigir a rota. Depois do lançamento, o Harpoon voa próximo ao mar para evitar ser detectado.
O P-3AM, avião que foi totalmente modernizado, possui uma das mais avançadas tecnologias embarcadas. O míssil que será acoplado ao avião tem 278 km de alcance e vai permitir a proteção do mar territorial brasileiro. O avião P-3AM, que receberá o armamento, é o único da FAB capaz de realizar missão antissubmarino. Os equipamentos e armamentos podem detectar, localizar, monitorar e destruir os alvos submersos. Com uma autonomia de 16 horas de voo, é possível ir à África e retornar ao Brasil em uma única decolagem.
As aeronaves de patrulha P-3AM passaram por um processo de reaparelhamento iniciado em março de 2000 e terminado em 2014. Adquiridas dos EUA, as aeronaves passaram por um processo de revitalização estrutural e modernização na fábrica da Airbus Military, em Sevilha, na Espanha. Seus sistemas foram atualizados e integrados a um moderno sistema tático de missão, operado por uma tripulação de até 12 militares. Agora, serão equipados com os mísseis Harpoon.
FONTE : R7