O Esquadrão Rumba (1º/5° GAV), unidade de instrução que forma pilotos de transporte e patrulha da Força Aérea Brasileira (FAB), iniciou nesta semana a atividade aérea dos estagiários da turma do Curso de Especialização Operacional 2015. Os militares, recém-chegados da Academia da Força Aérea (AFA), vão aprender a operação básica da aeronave modernizada C-95 Bandeirante.
Durante o estágio, sediado em Natal (RN), o aluno voará o avião de transporte leve e de fabricação nacional que está presente em diversas unidades aéreas de transporte e patrulha da Aeronáutica, como o Esquadrão Phoenix (2º/7º GAV), em Florianópolis, e o Esquadrão Tracajá (1º ETA), em Belém (PA).
Os aviadores aprendem sobre o equipamento multimotor, abordando protocolos de procedimentos, sistemas, instrumentos e doutrina de cabine, além de explorar a adaptação ao circuito visualdiurno e noturno da Base Aérea de Natal (BANT) e da área terminal do controle do tráfego aéreo.
Participam do curso, com duração de oito meses, 65 Aspirantes e um Capitão da FAB. Em junho e julho, começa a fase avançada do estágio, quando os futuros oficiais receberão instruções mais específicas da aviação de patrulha e transporte, como, por exemplo, os procedimentos para o lançamento de paraquedistas. É neste período também que os estagiários vão poder escolher quais unidades aéreas querem compor.
“O curso é bastante importante, pois nos prepara para as nossas próximas unidades aéreas”, afirmou o Aspirante Rodrigo Magrani Noro.
Confira no programa FAB em Ação como é a processo de formação do piloto militar:
[vsw id=”e_Box5CeuJI?list=PLRKC0_t93PIfO6hg53wGxnKU8AZ1u6Fdu” source=”youtube” width=”560″ height=”344″ autoplay=”no”]