Depois de um longo atraso o Governo Brasileiro liberou o orçamento necessário para a compra dos três Boeing 767-300 que serão convertido em aeronaves de reabastecimento aéreo (Projeto KC-X2). As conversões serão realizadas pela empresa Israelense IAI (Israel Aerospace Industries). A empresa foi selecionada em 2013, mas as eleições no Brasil em outubro do ano passado haviam congelado o processo, e que se manteve lento até a formação do novo governo.
De acordo com fontes no Brasil a Força Aérea aumentou sua pressão sobre o Governo, alegando que a capacidade de abastecimento de aeronaves no ar e também o transporte de forças e equipamentos para as missões tanto dentro do país como no exterior estariam comprometidas. Estas missões eram feitas pelos quatro KC-137 convertidos à partir do Boeing 707 e que foram retirados do serviço ativo, e agora tem apenas duas aeronaves Lockheed Martin KC-130HM operacionais neste papel.
Pelo menos um dos 767´s será feita a conversão pela divisão Bedek da IAI em Israel, e as outras devem ser concluídas no Brasil pela empresa TAP Manutenção e Engenharia sob a supervisão de engenheiros da IAI. Um dos trabalhos na conversão, será equipar a aeronave com uma asa reforçada aonde será montada os pods de reabastecimento.
Fontes brasileiras dizem que os números de ordem dos três 767´s que serão convertidos, já estão escolhidos e apenas aguardando as mesmas para serem pintadas em suas caudas. Após a assinatura do contrato, a IAI vai comprar o avião e começar o processo de conversão. A IAI se recusa a comentar o fato de que o programa recebeu a luz verde do governo brasileiro.
FONTE : Flightglobal
Título Original : ” Brazilian tanker deal with IAI nears take off/Negócio petroleiro brasileiro com IAI aproxima decolar”
Nota da Redação : Esta notícia ainda não foi confirmada por nossa redação estamos apurando a veracidade de tal, assim que tivermos uma posição do Comando da Aeronáutica, compartilharemos com nossos leitores e amigos.