A Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), localizada em Barbacena (MG), realizou na quarta-feira (21/05) uma cerimônia militar para celebrar o aniversário de 65 anos da instituição.
O evento foi marcado pelo desfile de 20 alunos pioneiros, que compuseram a primeira turma a chegar à Barbacena com o objetivo de iniciar os estudos e preparação para o ingresso na então Escola de Aviação do Campo dos Afonsos.
Um deles, o Coronel Aviador Reno Queiroz Fabiano Alves, também conhecido como Aluno 49/152 Reno, desfilou empunhando o estandarte recebido pela sociedade barbacenense no ano de 1949. “Este foi o primeiro estandarte da Escola, foi um momento de euforia recebê-lo na praça da cidade”, declarou.
O encontro de gerações marcou o painel realizado durante a tarde, com a presença de alunos veteranos da década de 40, 60, 70 e 90. Na oportunidade, os estudantes atuais escutaram sobre os primeiros dias dos alunos pioneiros, aprenderam sobre a rotina vivida em diferentes fases da instituição de ensino e debateram a importância dos valores que norteiam a formação da escola.
A experiência histórica foi reconhecida como um diferencial das comemorações do aniversário da EPCAR. “Pude ver que o que acontece atualmente não é muito diferente do que os veteranos passaram em outras épocas.
Os alunos da EPCAR sempre dividirão os mesmos sentimentos e o mesmo sonho: ser um aviador da Força Aérea Brasileira”, disse o aluno 2012/041 Matheus Pinho Mantovani Cerqueira.
Finalizando as atividades do dia, os alunos receberam o Capitão Aviador José de Almeida Pimentel Neto, Aluno 97/001 Pimentel em uma apresentação sobre o Esquadrão de Demonstração Aérea.
“Foi uma experiência positiva retornar e relembrar os sonhos que eu tinha naquela época e que pareciam tão distantes. Hoje posso dizer que pude realizá-los: pilotar um avião supersônico e pertencer à Esquadrilha da Fumaça” finalizou.