Militares do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) encerraram no dia 05/12 o Curso de Operador de Equipamentos Mecanizados (COEM). A capacitação é realizada pelo Comando Geral de Apoio (COMGAP) desde o dia 24/11 no CLA, com o objetivo capacitar profissionais para a operação dos equipamentos mecanizados utilizados pelo Sistema do Correio Aéreo Nacional (SISCAN), observando-se as regras de segurança.
Ao todo 18 militares do CLA, realizaram o curso com instruções teóricas básicas para operação de Equipamentos Mecanizados. Ainda houve treinamento prático no Hangar do CLA em Alcântara com operação de empilhadeiras e carregamento e descarregamento de carga. A partir da capacitação, os novos operadores passam a estar aptos para o trabalho de empilhamento de materiais e equipamentos em aeronaves de carga da Força Aérea Brasileira (FAB) como o C-105 Amazonas e o C-130 Hércules, maior cargueiro da Força a ser futuramente substituído pela aeronave KC-390.
Dada às características do CLA, é essencial que exista pessoal apto para operação de equipamentos mecanizados, tendo em vista recebermos muitos artefatos da área espacial como foguetes e seus componentes vindos dos locais mais distantes. Logo o curso oferecido pelo COMGAP contribui positivamente na nossa missão de preparar, lançar e rastrear, afirma o Coronel Engenheiro Cesar Demétrio Santos, Diretor do CLA.
O COEM é realizado pelo COMGAP nas organizações militares da FAB e é voltado para militares ou servidores civis assemelhados até a graduação de suboficial. Além disso, o participante deve exercer atividades em postos do Correio Aéreo Nacional (PCAN), elemento CAN, esquadrão ou organização militar, possuidora de empilhadeiras de até dez toneladas. O candidato ao curso deve estar também habilitado a conduzir veículos automotores, possuindo CNH válida. O curso possui uma carga horária total de 80 horas.
FONTE : CLA