Depois de assinar contratos com o Instituto Tecnológico de Aeronáutica para começar a fase de teste estrutural para a certificação da aeronave TX-c, a empresa NOVAER junto com um grupo político do Estado de Santa Catarina, que irá abrigar o aeroporto da cidade de Lages, apresentou ao ministro da Defesa Celso Amorim, o TX-c e o UX-c (a versão civil) do programa.
Entre as versões apresentadas na mesma plataforma está a de uma versão de transporte aeromédica de resgate para operações C SAR , outro de transporte para pequenas cargas, uma para Forças Armadas ou de segurança, uma versão para treinamento militar avançado com assentos ejetáveis e motores turboélice (T-Xc MTP), juntamente com as opções já conhecidas de transporte civil (com pára-quedas balístico opcional) e a de treinamento militar primário-básico com a qual, a Novaer pretende oferecer para a Força Aérea Brasileira e outras forças aéreas do continente americano.
Não foi dito ainda qual o tipo de motor turboélice será o utilizado na aeronaves mas por uma boa razão, especula-se que ele possa a vir ser um Allison 250, mais leve do que outras séries alternativas que existem no mercado.