A Base Aérea dos Afonsos (BAAF), localizada no Rio de Janeiro, realizou nesta sexta-feira (19/09) uma cerimônia militar em homenagem ao patrono da Força Aérea Brasileira (FAB), Marechal do Ar Eduardo Gomes, que faria 118 anos no dia 20 de setembro. A solenidade, presidida pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Juniti Saito, contou com a presença de Oficiais-Generais do Alto-Comando da FAB.
Um dos destaques da solenidade foi o sobrevoo de diversas aeronaves, como o caça F-5, os helicópteros H-60 Black Hawk e H-34 Super Puma, além do C-95 Bandeirante. Já no solo, estava exposta a aeronave histórica K-263 Curtiss Fledging, que protagonizou na década de 1930 o início das atividades do Correio Aéreo Nacional; assim como o automóvel Itamarati executivo, responsável por atender o então Ministro da Aeronáutica, Marechal do Ar Eduardo Gomes.
Como forma de deferência, o Tenente-Brigadeiro Saito colocou flores no busto do Marechal do Ar Eduardo Gomes. Ele ressaltou, em mensagem ao efetivo da Aeronáutica, a importância de relembrar os feitos do passado que incentivam as ações do presente, como a produção do KC-390 e a escolha da nova aeronave de caça da FAB, o Gripen NG. “Somos herdeiros do maior dos bandeirantes do céu”, afirmou.
Para o Comandante da Base Aérea dos Afonsos, Coronel Aviador Luis Marques de Lima, cerimônias como essas são importantes para mostrar aos mais jovens os protagonistas do passado. “Os mais novos têm que ver esses exemplos, os grandes exemplos da nação, como foi a vida inteira do Marechal Eduardo Gomes, que foi dedicada à nossa pátria”, disse.
O aluno Isaias Cruz, de 13 anos, do projeto social Colibri desenvolvido pela BAAF, é um dos jovens que teve essa oportunidade. Ele fez parte da tropa que desfilou em homenagem ao Marechal Eduardo Gomes. Segundo a mãe do estudante, Maria da Penha, iniciativas desse tipo fazem a diferença. “O meu filho já faz parte desse projeto muito bem sucedido. E agora eu fico muito orgulhosa em vê-lo desfilando em homenagem ao patrono da FAB”, finalizou.