Os ministros da Defesa do Brasil Celso Amorim, e da Argentina Agustín Rossi, após a cerimônia de apresentação do Embraer KC-390, assinaram um memorando de entendimento chamado Aeronautica Strategic Industry Alliance, que visa orientar e fortalecer o setor em ambos os países, o quadro jurídico adequado para o governo argentino, anunciou que seu país vai começar a negociar a compra de até 24 caças Saab Gripen NG, uma vez que estes serão produzidos no Brasil.
Que a Argentina possa à vir fornecer peças para essas aeronaves é uma questão a ser negociada posteriormente entre as partes e é algo propensos a se concretizar. Já integrados ao programa dp KC-390 o governo Argentino tem a intenção de revitalizar a semi paralisadas Fábrica Argentina de Aviones (FAdeA), enquanto seus próprios projetos não se concretizem.
O Ministro Amorim admitiu um estudo dedicado de como possam integrar a Argentina ao programa do caça Gripen , “as nossas intenções são de cooperar com a vizinha Argentina e todos amigos latinos-americanos”, expressou depois que o acordo foi assinado na presença dos três comandantes-em-chefe das Forças Armadas e de outras autoridades do Ministério da Defesa, referindo-se também a possibilidade de trabalhar em conjunto sobre temas navais, tais como as futuras OPVs.
A grande questão para integrar a Argentina ao projeto seria a existência de componentes do Gripen feitas no Reino Unido, dadas as relações turbulentas entre Buenos Aires e Londres, exemplificada com a recente objeção britânica para a oferta Israelense por aeronaves Kfir a este país.
Outra incerteza é que, em caso de uma resposta negativa para o ingresso da Argentina no projeto, isso possa vir a afetar como um obstáculo o acordo e contrato iminente entre Brasil e Suécia das primeiras 36 unidades do Caça Gripen NG.