O ministério da Defesa colombiano afirmou que dois aviões militares venezuelanos invadiram o espaço aéreo da Colômbia, na região de Alta Guajira, no norte da Colômbia, durante a tarde deste sábado (13), em meio à crise diplomática e fronteiriça entre os dois países. “Durante a tarde de sábado, 12 de setembro de 2015, o sistema de defesa aérea da Força Aérea Colombiana detectou a entrada no território colombiano de duas aeronaves militares venezuelanas na zona de Alta Guajira”, disse o ministério da Defesa em um comunicado.
Segundo as autoridades colombianas, as duas aeronaves venezuelanas “entraram por 2,9 quilômetros no espaço aéreo colombiano”, na zona de Majayura, e posteriormente “sobrevoaram uma unidade militar do exército” na Flor, ingressando outros 2,27 quilômetros. No sábado, as chanceleres de Colômbia, María Ángela Holguín, e Delcy Rodríguez, da Venezuela, se encontraram em Quito para tentar resolver uma grave crise diplomática que já afetou 20 mil colombianos.
O encontro terminou sem um acordo para fixar uma reunião entre os presidentes da Colômbia, Juan Manuel Santos, e da Venezuela, Nicolás Maduro.
Nota da Redação: A Ultima foto onde aparecem dois caças F-16 da Força Aérea Bolivariana, é apenas ilustrativa, pois ainda não foi confirmado qual tipo de aeronave que invadiu o espaço aéreo Colombiano.