No dia 12 de junho, o Comandante da Força Militar da Missão das Nações Unidas para a Estabilização na República Democrática do Congo (MONUSCO), General de Divisão Carlos Alberto dos Santos Cruz, participou de coletiva de imprensa ao lado do atual Representante Especial do Secretário-Geral para o país, Roger Meece, que deixará o cargo em julho.
Nomeado para o cargo no dia 17 de maio, pelo Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-Moon, o General Santos Cruz substitui o General de Divisão indiano Chander Prakash Wadhwa, cujo mandato foi concluído em 31 de março.
Na oportunidade, o General Santos Cruz percorreu algumas das áreas de atuação das tropas, a fim de se familiarizar com a situação no terreno.
A missão da ONU na República Democrática do Congo existe há 15 anos e tem como objetivo principal a proteção da população civil, que sofre com a ação de grupos rebeldes e milícias étnicas da região da África Central.
A missão possui aproximadamente 17 mil soldados, cerca de 500 observadores militares, 1.400 policiais e outros 4.500 civis que a integram.
Em março deste ano, o Conselho de Segurança da ONU criou uma Brigada de Intervenção dentro da MONUSCO com o objetivo de combater os grupos armados.