O Ministério da Defesa Britânico (DoD) revelou em um comunicado que a empresa sueca SAAB, ganhou um contrato para a fabricação e fornecimento de um sistema de radares a um valor de U$S 740 Milhões, são radares de última geração Giraffe (Girafa) com o intuito de fortalecer as defesas das Ilhas Malvinas.
Estes radares tem um alcance de 150 km, e são utilizados a partir do solo (unidades móveis), possuindo uma resolução tridimensional que lhes dão a capacidade de rastrear desde pequenos aviões do tipo UAVs, e também detectar e descartar os sinais refletidos por pássaros.
O secretário de Defesa Michael Fallon, havia anunciado em março que, por conta da alegada “intimidação constante do governo argentino,” o orçamento militar para as ilhas foi aumentado em U$S 267 milhões para o reforço de suas defesas, estes reforços incluem a chegada de dois helicópteros Chinook, e a substituição das baterias de mísseis antiaéreos Rapier por uma mais moderna.
A Grã-Bretanha possui cerca de 1.200 soldados desdobrados na ilha para manter a segurança junto com quatro unidades de caças Typhoon e um Destroier. O anúncio da compra do novo sistema de radar ocorre logo após o Papa Francisco, aparecer em uma foto dando a entender que os governos (Argentinos e Britânicos) poderiam vir a dialogar sobre as Malvinas.
As tensões entre a Grã-Bretanha e a Argentina sobre a disputa do arquipélago pioraram e muito logo após o início da exploração de petróleo em águas ao largo das Ilhas Malvinas, que o Governo Argentino reivindica como seu território.
FONTE : Sputniknews