O navio USS Gabrielle Giffords (LCS 10) e o destróier da classe Akizuki, JS Teruzuki (DD 116) da Força Marítima de Autodefesa do Japão (JMSDF), conduziram operações juntos, enquanto navegavam pelo mar de Andaman desde 2 de abril.
Durante o trânsito, o USS Gabrielle Giffords e o JS Teruzuki realizaram exercícios bilaterais de comunicação, táticas de divisão e exercícios fotográficos, todos projetados para aprimorar a interoperabilidade entre as duas Marinhas e enfatizar a importância das comunicações e da coordenação enquanto operam juntos.
“Quando os navios da Marinha dos EUA e da JMSDF se encontram no mar e são capazes de desenvolver rapidamente planos e operar juntos, isso reflete a forte amizade e profissionalismo marítimo que nossas nações compartilham”, disse o contra-almirante Fred Kacher, comandante do Expeditionary Strike Group (ESG). ) “Exercícios como esses fortalecem nosso compromisso mútuo com a segurança, estabilidade e prosperidade desta região vital, enquanto trabalhamos juntos para proteger um oceano Indo-Pacífico livre e aberto”.
Reunir-se com parceiros e aliados no mar permite que a Marinha dos EUA opere de perto com outras marinhas e de maneiras que os exercícios em terra não permitem. Além disso, fornece às equipes situações da vida real para praticar suas habilidades diárias de vigilância e comunicação com embarcações estrangeiras.
Atualmente, o JS Teruzuki está operando no Indo-Pacífico em apoio à segurança e estabilidade regionais. Durante esse período, ela também apoia o treinamento de oficiais formandos.
Em seu primeiro emprego rotacional para o Indo-Pacífico, este exercício marca a primeira vez que o USS Gabrielle Giffords opera com o JMSDF (Força Marítima de Autodefesa do Japão).
Ligada ao Esquadrão de Destròiers (DESRON) 7, o USS Gabrielle Giffords está em seu deslocamento rotativo para a área de operações da 7ª Frota dos EUA, em apoio à segurança e estabilidade no Indo-Pacífico.
A US 7th Fleet realiza operações navais empregadas para frente em apoio aos interesses nacionais dos EUA na área de operações do Indo-Pacífico. Como a maior frota da Marinha dos EUA, a 7th Fleet interage com outras 35 nações marítimas para estabelecer parcerias que promovam a segurança marítima, promovam a estabilidade e evitem conflitos.