Entre os dias 10 e 12 de outubro, o Parque Municipal Prefeito Paulo Rattes, em Itaipava, região serrana do Rio de Janeiro, foi sede do 10° Encontro Brasileiro de Preservadores de Viaturas Militares. O evento que reuniu clubes de preservadores de viaturas militares de todo o país, foi aberto no dia 10 com uma apresentação da banda do 32° Batalhão de Infantaria Leve e a presença de veteranos da Força Expedicionária Brasileira. O evento foi organizado pelo Imperial Jeep Club, em parceria com a Associação Brasileira de Preservadores de Veículos Militares.
O Imperial, como é conhecido pelos preservadores, foi fundado em 1997 e é o primeiro clube da América Latina a ser filiado ao Military Vehicle Preservation Association/EUA, considerada a maior associação mundial de preservadores de veículos militares.
Viaturas militares do Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo, Brasília, Paraná e Santa Catarina compuseram uma exposição com mais de 50 veículos. Entre os modelos expostos,destaque para a réplica do alemão Volkswagen Kübelwagen, para o MB1944 utilizado pelo músico João Barone em seu documentário “Um brasileiro no Dia-D” e para um Auto Union do serviço de saúde.
Além das viaturas, grandes estrelas do encontro, os visitante contaram com barracas de acessórios e militaria em geral. Na tarde do dia 12, uma equipe dos Cometas, equipe de salto–livre da Brigada de Infantaria Pára-quedista, realizou um salto no par-que de exposições. Apesar do vento forte, os militares realizaram um belo espetáculo e uma aterragem precisa.
Foi a primeira vez que uma equipe de salto-livre se apresenta na cidade de Petrópolis.